sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A história do bolo- rei

Surgiu uma estrela no céu, a mais brilhante que foi vista pelo mundo inteiro e seguida por três Reis, quando Jesus nasceu. Os três Reis levaram presentes muito valiosos (ouro, mirra e incenso) ao Menino Jesus e iam montados nos seus camelos. Como já estavam cansados e com fome resolveram parar numa aldeia antes de Belém.
Foram a casa de um homem que tinha fama de fazer uns óptimos bolos, quando ele preparava o bolo ouviu uma discussão entre os três reis sobre quem seria o primeiro a dar o presente a Jesus. O homem decidiu ajudá-los e fez-lhes bolos em forma de coroa, parecida com a que usavam nas suas cabeças, acrescentou muita fruta que significava as jóias que usavam nas suas coroas, juntou-lhe um brinde e uma fava.
Quando acabou de fazer os bolos disse:
- Ouvi a vossa discussão e tive uma ideia que vos pode ajudar a resolver o vosso problema. A quem calhar o brinde será o primeiro, a quem calhar a fava será o último e por fim quem comer o bolo e não lhe calhar nada será o segundo na entrega dos presentes ao Menino Jesus.
Os Reis Magos comeram o bolo, agradeceram ao homem por os ter ajudado e seguiram juntos para Belém.

(Nuno 3º ano)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tudo ao contrário

Fizemos um poema colectivo sobre um menino que fazia tudo ao contrário.

O menino do contra
queria tudo ao contrário
procurava as palavras no caderno
e escrevia-as no dicionário.

As cascas das bananas
ele as comia
e as bananas
no lixo as metia.

Com o nariz comia
com a cabeça andava
com a boca cheirava
e com os pés via.

Molhava-se com o secador
e secava-se no ribeiro
quando tinha uma dor
pintava-se com o marcador.

Dormia na banheira
tomava banho na cadeira
de dia ressonava
e de noite brincava.

( 2º e 3º ano)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Prontuário, Classificador e Laboratório de Textos
















Das dificuldades que sentimos na escrita de palavras fizemos o seu estudo e construímos um Prontuário para consultarmos sempre que necessitamos. Contém informações sobre o estudo das palavras e uma ficha de aplicação de conhecimentos.




















Fizemos também um Classificador, com a ajuda da nossa professora, que serve para revermos conhecimentos gramaticais e para consultarmos.


Temos ainda um Laboratório de Textos, onde são registados os diferentes tipos de texto que vamos aprendendo a produzir.




















Os Bolinhos

Decorámos saquinhos para levarmos broas para casa. Com a receita das broas estamos a trabalhar o texto instrucional. Esperem pelas novidades!

Dicionário de Provérbios

Agora também nós do 1º e 4º anos vamos trabalhar no Blog.


No dia 5 de Novembro, como surgem vários adágios ou provérbios no livro "A girafa que comia estrelas", pensámos em construir um dicionário de provérbios.






Iniciação à leitura e escrita

Iniciámos a leitura e a escrita com textos produzidos por nós. A professora escreve o texto no quadro e nós fazemos a leitura.

No quadro de pregas fazemos a reconstrução do texto.




















Na nossa sala coleccionamos os nossos belos textos. Costumamos falar sobre as nossas produções, colamos os textos nos cadernões e fazemos ilustrações.

Os textos aperfeiçoados pela turma são colados e ilustrados nos cadernões e também servem de leitura em tempo de trabalho autónomo.





1º ano













3º ano









Os textos que produzimos são guardados em envelopes, para serem reconstruídos e lidos.


















quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Notícia













(César 3ºano)

Depois de trabalharmos notícias de vários jornais, nós fizemos uma notícia.



O REGRESSO DA PROFESSORA ALICE

Os alunos do 2º e 3º ano da escola de Curvaceiras ficaram muito satisfeitos com o regresso da professora Alice e aprenderam a fazer uma notícia.

No dia 14 de Outubro, a professora Alice regressou à nossa escola.Veio assistir à nossa aula e ajudou alguns dos alunos.Todos nós gostamos muito dela. É curiosa, amorosa,meiguinha e muito simpática.

Ficámos muito felizes com seu regresso,porque ela é muito nossa amiga e também nos ajuda.
A nossa aula foi muito interessante. Aprendemos coisas novas sobre«A notícia».Agora já sabemos que uma notícia geralmente é constituída por título, subtítulo, resumo e o corpo da notícia. A nossa professora disse-nos que para nos mantermos informados devemos ter hábitos de leitura da imprensa diária,por isso combinámos que todas as semanas,às sextas-feiras, iremos ler uma notícia na Internet.